sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Esfregaço do sangue periférico

Há inúmeros critérios que indicam a análise citomoforfológica das células sanguíneas, estes critérios são variáveis de acordo com as normas dos laboratórios e do perfil de seus pacientes.

O esfregaço, para análise microscópica, é feito com duas lâminas: a lâmina onde será feita a análise e uma lâmina que promoverá a extensão do sangue conforme a figura abaixo.



A: Gota de sangue na extremidade da lâmina, com a lâmina que promoverá o esfregaço, inclina-se a 45 graus, recua-se (B), e promove-se a extensão sem uma parada abrupta (C, D). O esfregaço ideal deve ter bordas laterais livres e um fim em forma de semi-círculo.



O esfregaço geralmente na sua extremidade inicial contém inúmeras células agrupadas em camada e conforme é feita a análise microscópica no sentido do final do esfregaço, as células encontram-se mais "soltas", separadas entre si, melhorando a análise.



A figura acima ilustra que a segunda imagem, no maior aumento, representa o local ideal para a análise citológica, notem que a região do esfregaço é um pouco antes do fim. Percebam também que as hemácias ilustradas encontram-se livres e permitindo avaliar sua forma e distribuição de forma melhor em relação às imagens das extremidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário